Israel dispara contra navio de ajuda humanitária libanesa

http://ultimahora.jornaldamadeira.pt/index.php?/pt/noticias/200902053436/noticias/internacional/israel-dispara-contra-navio-de-ajuda-humanitaria-libanesa.html Imprimir e-mail
Quinta, 05 de Fevereiro de 2009 12:16
A marinha israelita disparou hoje contra um navio, proveniente do Líbano, que transportava ajuda humanitária para a Faixa de Gaza, afirmou um dos coordenadores da viagem.
“Os passageiros informaram-nos que fragatas israelitas dispararam em direcção ao navio quando este chegava a águas territoriais palestinianas, junto do litoral de Gaza”, disse Maan Bachour, coordenador da “Iniciativa para o levantamento do bloqueio a Gaza”.
“Soldados subiram a bordo e nós perdemos todo o contacto com os passageiros”, adiantou.
De acordo com a televisão libanesa NTV e a cadeia televisiva do Qatar Al-Jazira, que têm correspondentes a bordo do navio, soldados israelitas “agrediram os passageiros”.
Contactado pela agência noticiosa francesa AFP, o exército israelita recusou comentar o sucedido.
Pouco antes, Bachour afirmara que o navio tinha sido “interceptado” (quarta-feira à noite) “por duas fragatas israelitas, quando se encontrava em águas internacionais e tentava entrar em águas territoriais, no norte da Palestina”.
O primeiro-ministro libanês, Fouad Siniora, contactou vários dirigentes árabes e internacionais para «advertir contra qualquer operação contra o barco por parte dos israelitas», de acordo com um comunicado.
“O navio afastou-se durante a noite mas está a tentar (desde a madrugada de hoje) chegar a Gaza através do sul da Palestina, por águas territoriais egípcias”, disse.
O navio transporta toneladas de medicamentos, produtos alimentares, brinquedos, roupa, detergentes, colchões e sangue oferecidos por organizações não governamentais (ONG) libanesas e palestinianas.

JORNAL DA MADEIRA/LUSA

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s

A %d blogueros les gusta esto: