Islândia: referendo rejeitou o pagamento de dívida

http://www.esquerda.net/content/view/15556/1/ criar PDF versão para impressão enviar por e-mail
06-Mar-2010
I am saved... - Foto de Artyvee / FlickrNeste sábado a maioria dos islandeses, 93 por cento, rejeitaram em referendo a chamada “lei icesave” que previa indemnizar os investidores estrangeiros lesados pela falência do banco islandês Icesave. 

A esmagadora maioria dos islandeses (93 por cento) rejeitou o impopular acordo financeiro Icesave, que prevê indemnizar os investidores estrangeiros lesados pela falência do banco islandês Icesave, segundo os últimos resultados do referendo de sábado.

Os 230 mil eleitores foram convocados a votar neste referendo. A taxa de participação rondou os 60 por cento.

Com base nos 130 575 mil votos apurados, o “não” venceu com uma vitória esmagadora, com 93,3 por cento dos votos, contra apenas 1,7 por cento para o “sim”, sendo os restantes votos brancos ou nulos, adiantam os resultados provisórios anunciado pela televisão estatal.

Pela primeira vez desde a criação da república da Islândia foi realizado um referendo Nacional, em causa uma proposta avançada pelo governo para pagar as dívidas originadas no colapso do Banco online Icesave, que afectou principalmente investidores holandeses e ingleses.

Na última sexta-feira a primeira-ministra islandesa, Johanna Sigurdardottir, pediu o boicote do referendo por considerar a lei a referendar “ultrapassada e sem sentido”. Sigurdardottir afirmou ainda que o tema em questão mudou no decurso das últimas semanas: “nós temos a partir de agora uma solução melhor, que significa pagar menos 70 mil milhões de coroas (cerca de 400 milhões de euros)”.

Se fosse aprovada, a medida custaria em Dezembro cerca de 3,8 mil milhões de euros, cerca de 12 mil euros por cada cidadão islandês.

Leia também: Islandeses contra o pagamento de dívida.

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s

A %d blogueros les gusta esto: