Falsa invasão russa dá pânico e gera protestos

Geórgia

2010-03-15

A exibição de uma reportagem fictícia na televisão da Geórgia, que dava conta do início de uma invasão da Rússia ao país – assim como do assassinato do presidente Saakashvili -, foi recebida com um coro de críticas, com a Oposição a denunciar a propaganda do governo da Geórgia.

“A forma como o Governo trata a população é escandalosa. Tenho a certeza de que cada segundo deste falso programa recebeu a aprovação do presidente Mikhail Saakashvili. Milhares de pessoas sofreram traumas psicológicos”, declarou à AFP a líder opositora Nino Burjanadze. “Vou processar a TV Imedi e as autoridades”, disse Burjanadze, do Movimento Democrático Geórgia Unida.

A “reportagem” usou o mesmo princípio de Orson Welles quando ficcionou na rádio, em 1938, a invasão dos EUA por marcianos. Ao exibir imagens da guerra relâmpago de Agosto de 2008 entre a Geórgia e a Rússia, o canal privado Imedi anunciou que os tanques russos seguiam para Tbilisi, a capital, e que o presidente Saakashvili tinha morrido. A “reportagem” afirmava ainda que a Oposição apoiava a Rússia e defendia a rebelião.

Segundo a Imprensa, a falsa notícia provocou uma quantidade sem precedentes de ligações para os serviços de emergência, muitos incidentes cardíacos, desmaios e a fuga de casa de centenas de famílias.

A Imedi TV é dirigida por um aliado de Saakashvili. O prestígio do presidente, que ascendeu ao poder em 2003 através de revolução popular, caiu depois da tentativa de recuperar, pela força (Agosto de 2008), a região separatista da Ossétia do Sul, que desencadeou a invasão do país pelo Exército russo. O canal Imedi, entretanto, pediu desculpa aos espectadores.

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s

A %d blogueros les gusta esto: